Serra e Mar

Educação > Projeto Destino Educação

A divina missão de educar

- 07/04/2020

Isolados pela quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, estudantes, professores e educadores do mundo inteiro viram-se diante de uma única opção para darem continuidade ao trabalho: recorrerem aos recursos do Ensino À Distância, via internet. Os resultados têm sido muito bons, mas nem os avanços da tecnologia substituem a importância das aulas presenciais. É o que garante a pedagoga Vania Maria Gonçalves Azevedo, diretora do Instituto Dominus, de Armação dos Búzios, autora do texto abaixo.

Os alunos atuais - de escolas públicas e particulares - são, em sua grande maioria , tecnológicos. Na escola, costumamos dizer, informalmente, que eles nasceram com um "chip". Esses alunos, sejam crianças ou adolescentes, têm habilidades múltiplas, o que gera competência no uso de instrumentos do universo da tecnologia de informação e comunicação. Assim, seu processo de aprendizagem torna-se mais significativo.

Percebe-se que, por vezes, eles são mais competentes, no que diz respeito às inovações tecnológicas, do que seus pais e seus professores.

É sabido que a Educação dava passos em direção ao Ensino À Distância (EAD). Com isso, os professores, independentemente do tipo de instituição escolar, já lançavam mão dessa perspectiva. Alguns ainda tímidos, outros - dependendo das oportunidades e suportes oferecidos pelas escolas - eram mais audaciosos.

 

NOVOS CAMINHOS - Nossa escola, caminhava de modo concreto nessa direção. Nossos professores, além do uso de livros, há seis anos, passaram a usar iPads. Neles, os livros didáticos do aluno e do professor estão contidos. Além disso, diversos recursos são disponibilizados como vídeos, aplicativos, fotos, mapas, laboratórios virtuais, recursos imprescindíveis para a aplicação de uma prática pedagógica alinhada às tendências contemporâneas de educação. Assim, as aulas presenciais, conectadas à internet - disponibilizada em todas as salas de aula - ou off-line, oferecem ferramentas variadas, que são espelhadas no quadro branco. Nossos alunos já trabalhavam na plataforma da escola. Isso acontecia desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Usamos, frequentemente, as metodologias ativas, por meio de aulas híbridas, aulas invertidas e práticas no laboratório de mídia, em que nossos alunos são os protagonistas de suas aprendizagens.
Quando o governador, por volta do dia 11 de março, decretou o fechamento das escolas, no dia 16 de março, segunda-feira, nossa escola já estava com todos os professores, coordenadores e alunos com as aulas online. Foi um imenso desafio, porém sabíamos que era possível e que precisaríamos ser criativos no nosso conhecimento tecnológico , no nosso comprometimento com a educação.

 

TODOS APRENDEM - Apesar de ter havido uma insegurança inicial, o corpo docente mostrou-se apto e responsável na execução do trabalho, para que fosse feito o melhor planejamento. Em poucos dias, houve uma resposta muito positiva nesse processo.

As aulas têm sido ministradas de maneiras diversas. Ações múltiplas como o uso do Skype, lives e salas de conversas, são elaboradas na plataforma online, para motivar cada vez mais nossos alunos .
O primeiro impacto vivido foi a adaptação às novas configurações das aulas .

No entanto, esse ajuste já tem ganhado contornos mais firmes. Hoje, temos 98% dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, bem adaptados, cumprindo suas tarefas, fazendo seus trabalhos e já se preparando para as avaliações. Não obstante o segmento da Educação Infantil ser o maior desafio das escolas, estamos nos reinventando.
Outro impacto tem sido a expectativa de nós, brasileiros, com o mercado de trabalho. Percebemos na escola os funcionários e professores com medo de perderem seus empregos, assim como nós, mantenedores, preocupados em honrar a folha de pagamento.

Como empresária, desejando ajudar nosso país a se reerguer, desejo não dispensar nenhum funcionário. Entretanto, demos descontos em todas as mensalidades , enquanto durar a Pandemia do novo coronavírus.

A escola precisa ser suficientemente estimulante nessa configuração online, a fim de que os alunos continuem matriculados.

VAI PASSAR! - Apesar da realidade global atual, a escola está cumprindo o calendário, pois o aluno registra sua presença a partir do momento que interage e participa das aulas, cumpre seus deveres e avaliações.

Vale assinalar que o nosso corpo técnico - psicólogo, orientadora educacional, coordenadoras pedagógicas e diretores - está atendendo às famílias em suas demandas e, assim, oferecendo um suporte que vai além do protocolar.

Esse trabalho começou com as famílias dos alunos com necessidades especiais e está se estendendo a todos os alunos, e a todas as famílias que precisam da escola.

Os canais da escola estão abertos para ouvir os pais , os alunos e, assim, ajudá-los dentro do possível e do limite da escola.

Como trabalhamos com Educação, não nos sentimos no direito de perdermos a esperança em dias melhores.

Nada substitui o olhar nos olhos do aluno e dizer-lhe : Nós acreditamos em você! Você vai conseguir! Acredite em você! O Brasil precisará de você! Prepare-se e dê o seu melhor! Nós, professores, estamos aqui para te ajudar! Mas não esqueça, aluno, Deus está com você!

Profetizamos que esse momento seja grande! Grande, para que os familiares se aproximem uns dos outros , ajudem-se mais, olhem-se mais e coloquem os verdadeiros valores como a prioridade na vida e no relacionamento entre seus pares.

Tudo vai passar!

Nesse momento de tanto sofrimento e de tanta dor, a humanidade está aprendendo a pensar no coletivo. Não há mais tempo de pensar só em mim ou só em minha família. Estamos aprendendo a pensar no irmão mais próximo. Estamos aprendendo que precisamos cuidar, respeitar o ser humano e a Mãe Natureza . Estamos aprendendo a amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos!

Que Deus nos abençoe no ato de educar!

 

 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a Revista | Departamento Comercial | Nossos Parceiros | Fale conosco
© SERRA & MAR COMUNICAÇÃO E MARKETING – Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2