Serra e Mar

Notícias

NOVA FRIBURGO já organiza a festa de seus 200 anos

DSM - Redação - 20/08/2017

Para comemorar o seu bicentenário, em maio de 2018, o município de Nova Friburgo ganhará uma estrada-parque inspirada nos Caminhos de Santiago, que percorrem diversos países da Europa para chegar a Santiago de Compostela, no Noroeste da Espanha.

Mais modestos que os europeus, os Caminhos de Nova Friburgo passarão por todo o perímetro da cidade, desde o Centro e através dos distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Lumiar, Conselheiro Paulino, São Pedro da Serra e Mury. Historicamente, reviverão as primeiras trilhas abertas pelos imigrantes suíços.

A promessa é do prefeito Renato Pinheiro Bravo que até o aniversário dos 200 anos garante inaugurar, ao menos, metade do percurso, garantindo que a outra metade estará concluída até o final de sua administração. Segundo ele, o visitante poderá cumprir o trajeto a pé, a cavalo ou de bicicleta.

O grande objetivo do prefeito é arquivar de vez as tristes lembranças da tragédia causada pelo temporal de 2011. Chegou a hora de virar a página para construir uma nova Nova Friburgo, antenada com os conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e preservação da biodiversidade. Outro presente prometido é o plantio de 360 mil mudas de árvores nativas para recuperar a exuberância da Mata Atlântica que reveste a serra, além de dar maior proteção às áreas de risco.

A Prefeitura voltou a investir no turismo, seu foco principal. O público-alvo da campanha que pretende trazer os turistas de volta são os moradores do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Niteroi. Situada a 136 km da capital, Nova Friburgo está localizada no centro geodésico do Estado. É uma cidade onde o visitante possui um leque de opções para fazer ao longo de três dias: boas pousadas, belezas naturais, esportes convencionais e radicais, bons restaurantes e um grande comércio de moda íntima.

Outro apelo turístico é transformar Nova Friburgo na “Cidade Amiga dos Animais” , permitindo que o visitante traga o animal de estimação no carro – seja um cão, gato, passarinho ou até mesmo um porquinho. Alguns hotéis e pousadas já estão se adaptando para esta nova demanda.

A meta para o ano que vem é manter uma média de mil visitantes/dia, ou 30 mil/mês. Para que isso aconteça, Renato espera que o Governo do Estado reequilibre as finanças e pague os atrasados dos servidores; e torce para que muitos deles subam a serra em busca de novos ares.

Capital da Moda Íntima

Enquanto o turismo não recupera o prestígio que projetou a cidade em todo o país como a “Suíça Brasileira”, continua valendo o título de “Capital Nacional da Moda Íntima”. Existem mais de 22 mil empresas - incluindo as informais – produzindo 300 milhões de peças íntimas por ano. Este universo gera mais de 22 mil empregos e apesar das consequências da crise, reverte a soma de R$ 5 milhões de impostos para os cofres da Prefeitura.

Além da moda, os friburguenses também se orgulham das flores que produzem. A cidade é a segunda no mercado nacional, ficando atrás apenas de Holambra, em São Paulo.

A trilha predileta dos peregrinos

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior. O sepulcro do santo se encontra na catedral de Santiago de Compostela, no Noroeste da Espanha. Os caminhos espalham-se por toda a Europa e se cruzam com os do território espanhol. A famosa estrada tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, percorrida por milhares de pessoas todos os anos. Foi declarada Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998).

 

Baixe a versão PDF da edição digital e leia a revista completa.

Vá na Home e, no canto inferior esquerdo, no menu REVISTA, clique em SAIBA MAIS. Na tela seguinte, clique em BAIXAR, no botão logo abaixo da capa da Edição 20. Ou leia o conteúdo na íntegra, online, clicando em VERSÃO DIGITAL.


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2