Serra e Mar

Notícias

Polo Gastronômico de Duque de Caxias revela as BELEZAS DA BAIXADA

DSM - Redação / Colaborações: Júlio Souza e Sandro Teixeira - 20/08/2017

Dar ênfase ao turismo, privilegiando ações que ajudem a organizar e desenvolver o artesanato no município. Esta é uma das metas da administração Washington Reis à frente da Prefeitura de Duque de Caxias. A cidade não quer ser conhecida apenas pelas grandes indústrias que concentra. Agora traça ações que objetivam valorizar suas belezas naturais, cultura e gastronomia. Situada na Baixada Fluminense, a apenas 24 km do Centro da Capital e a 8 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim, a cidade quer se valer dessas vantagens e investir com inteligência no turismo de negócios.

A organização do artesanato está sendo cuidada pessoalmente pela Primeira Dama do município, Daniele Reis, que convocou os artistas locais para se cadastrarem no Programa de Artesanato-RJ, no início de junho. Mais de 240 artífices fizeram a comprovação de suas habilidades técnicas, se inscreveram e agora aguardam a emissão da carteira de habilitação profissional.

“Após o cadastramento, outros artistas procuraram a Prefeitura para fazer a sua inscrição também. Estamos conversando com a Setur para agendar uma segunda visita ao município, a fim de atender os remanescentes” – declarou Daniele, que conta com o apoio da subsecretária Simone Sangelis, de Cultura e Turismo, no recrutamento dos artífices.

A coordenadora do Programa de Artesanato RJ, Nea Mariozz, ficou muito feliz com a repercussão do cadastramento em Caxias. “Voltamos ao município quando da instalação do Forum Regional de Turismo e ouvimos que as autoridades locais já estão se mobilizando para a instalação da Casa do Artesão. É gratificante ver o interesse do poder público, se articulando em apoio aos artistas. Esta é a base fundamental do Programa” – ressaltou.

Degustando o que há de melhor

Mais de 20 bares e restaurantes – entre eles alguns premiados em concursos oficiais, como o Duquesa e o Boteco do Teixeira – já se filiaram ao Polo Duque de Caxias, reunindo atrativos gastronômicos, culturais e de lazer. A maior parte desses estabelecimentos está situada no bairro 25 de Agosto, no 1º distrito de Duque de Caxias. O Polo será inaugurado oficialmente no dia 25 de julho, em evento que acontecerá às 18 h, no Hotel Mont Blanc. O Polo tem a supervisão do Sebrae e contará com o apoio do município, em relação a trânsito, segurança, iluminação e limpeza públicas.

“Entre os dias 26 e 30 de julho todos os restaurantes, bares e botecos inscritos no Projeto estarão oferecendo seus principais pratos a preços populares, divulgando a inauguração da nova atração de Duque de Caxias” – anuncia Sandro Teixeira, presidente do grupo e proprietário do Boteco do Teixeira. 

A criação do Polo também tem o objetivo de ligar vários pontos do turismo local, como explica Júlio César de Souza, diretor de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo do município. “Com a realização de eventos, como festivais de frutos do mar, massas, pratos típicos, etc, os artesãos poderão expor os seus trabalhos num espaço fixo e a rede hoteleira se beneficiar com a chegada de visitantes de outras cidades” – comenta o diretor. Ele explica que existem quatro grandes hotéis nas proximidades do Polo Gastronômico: duas unidades do Mont Blanc, o Best Western e o Logic . A quinta opção seria o Capri, um pouco mais afastado, que atende como hotel e motel.

O grande interesse do município é que os executivos que chegam à cidade para fazer negócios em empresas de grande porte conheçam este outro lado, ligado à gastronomia, à cultura e ao meio ambiente, que são pouco divulgados. Além da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) e do Parque Gráfico do jornal O Globo, ali estão sediados também os centros de distribuição da Souza Cruz, das Casas Bahia, Loreal, Brasken e Danone, entre outros. 

Vem aí o Espaço Itália!

Diversas colônias de imigrantes que circulam regularmente pelo Aeroporto Internacional desconheciam o potencial turístico da vizinha Duque de Caxias. Uma delas era a colônia italiana, que dispõe de dois voos diretos Rio de Janeiro-Roma, pela Alitalia. Desde os Jogos Olímpicos do Rio, autoridades municipais estão mantendo entendimentos com dirigentes do Comitato Olimpico Nazionale Italiano (CONI), que também é responsável por ações nas áreas de esporte, cultura e turismo daquele país.

O objetivo é a criação do Espaço Itália no complexo hoteleiro de Xerém, que vinha sendo usado como concentração do Fluminense F.C., e já pertenceu à Fiat, construído no antigo terreno da Fábrica Nacional de Motores (FNM). A ideia é fazer do lugar um centro de gastronomia italiana, para atração do turismo nacional, e receber turistas italianos, para desfrutarem do patrimônio histórico e cultural e das belezas naturais de Duque Caxias. 

Entre outras atrações que a área rural da cidade oferece, o visitante não pode deixar de conhecer as trilhas, rios e florestas do Parque Nacional da Taquara, a Fazenda Capivari, e a Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil – são 25 mil m2, com 105 apartamentos, campo de futebol, piscinas, salão de festas, etc.

Na área cultural são obrigatórias as visitas ao Museu Vivo do São Bento (por onde passava um trecho da Estrada Real), ao Museu de Duque de Caxias (onde nasceu Luís Alves de Lima, Patrono do Exército Brasileiro e filho mais importante do lugar), ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (onde estão a Biblioteca Leonel de Moura Brizola e a gibiteca Cartunista Adail José de Paula) e ao Teatro Raul Cortez. E, como tudo acaba em samba, é fundamental participar de um ensaio na Acadêmicos do Grande Rio, a predileta dos artistas globais, que homenageará o comunicador Abelardo Chacrinha Barbosa, o Velho Guerreiro, no próximo Carnaval.

 

Baixe a versão PDF da edição digital e leia a revista completa.

Vá na Home e, no canto inferior esquerdo, no menu REVISTA, clique em SAIBA MAIS. Na tela seguinte, clique em BAIXAR, no botão logo abaixo da capa da Edição 20. Ou leia o conteúdo na íntegra, online, clicando em VERSÃO DIGITAL.

 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2