Serra e Mar

Notícias

PLANTOU, JOGOU! Itograss revoluciona o plantio de gramados esportivos no país

DSM - Redação / Colaboração: Breno Rodrigo - 20/08/2017

O grande impasse enfrentado pelos administradores das arenas esportivas do Brasil está prestes a acabar. Conciliar as agendas de shows e eventos, responsáveis por novas receitas, com o calendário de jogos, ficou mais fácil com a tecnologia Instant Play.

O novo método de plantio de gramados gerou grande repercussão, recentemente, após ser utilizado pelo Palmeiras em seu novo estádio, o Allianz Parque. Mas a tecnologia Instant Play já havia estreado no Brasil nos Jogos Rio 2016. O gramado antigo do Maracanã, usado desde a Copa das Confederações, em 2013, foi retirado para a realização da cerimônia de abertura das Olimpíadas e o novo tapete replantado a tempo de sediar as finais do torneio de futebol.

 “Na última turnê de shows, que contou com as apresentações de James Taylor, Elton John e Justin Bieber, recebemos a visita de mais de 120 mil espectadores. O gramado ficou nove dias coberto, com um intervalo de apenas cinco dias entre a retirada do palco e o jogo do Palmeiras contra o Peñarol, do Uruguai, pela Libertadores”, revela Renato Paladini, consultor do Allianz Parque.

Sucesso depende do planejamento

Por trás de toda essa “simplicidade” existe um engenhoso cronograma de trabalho e preparação. “O planejamento foi essencial para o sucesso da operação. Todas as etapas foram pré-determinadas, de forma detalhada, e rigorosamente executadas com o objetivo de minimizar os riscos.  Além disso, também serviu como base para a tomada de decisões sobre eventuais imprevistos ocorridos durante a obra”, comentou Fabio Câmara, da World Sports, empresa responsável pela manutenção do gramado do Allianz Parque.

A primeira etapa de todo o processo foi a preparação da grama na fazenda da Itograss, em Tremembé (interior de São Paulo). A variedade Bermudas Celebration, aprovada pela Fifa para ser usada na maioria das arenas da Copa de 2014, também foi a escolhida por ser a que melhor se adaptava às condições do Allianz. “A Celebration é a variedade que apresenta a maior velocidade de crescimento e regeneração, além de ser a que se adapta melhor às condições de sombreamento das novas arenas”, destaca o engenheiro agrônomo Rodrigo Santos, da Itograss.

Eduardo Rigotto, diretor de operações do Allianz Parque, destaca que “a repercussão foi a melhor possível. Tanto os jogadores como os torcedores do Palmeiras elogiaram e ficaram surpreendidos com a qualidade e performance do gramado”. Uma nova troca, em moldes semelhantes, já está programada tão logo termine a temporada dos shows de setembro.

 

Baixe a versão PDF da edição digital e leia a revista completa.

Vá na Home e, no canto inferior esquerdo, no menu REVISTA, clique em SAIBA MAIS. Na tela seguinte, clique em BAIXAR, no botão logo abaixo da capa da Edição 20. Ou leia o conteúdo na íntegra, online, clicando em VERSÃO DIGITAL.

 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2