Serra e Mar

Notícias

SUSTENTABILIDADE é o tema da ONU para o turismo internacional em 2017

DSM - Redação / Colaboração: Janice Kunrath - 20/08/2017

A ONU declarou 2017 como sendo o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Nos dois últimos anos, o Projeto DESTINO EDUCAÇÃO – uma iniciativa da Revista DESTINOS SERRA & MAR em parceria com o Geribá Tennis Park, de Búzios, adotou os temas sugeridos pela ONU para promover o debate de diversos aspectos ligados ao Turismo, envolvendo estudantes de escolas públicas e particulares de Búzios e Duas Barras. Em 2015, o tema adotado foi “Um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades” e, em 2016, “ Turismo para todos – Promover a acessibilidade mundial”.

Investindo na Educação e consolidando a sua atuação nas áreas de Turismo, Cultura, Arte, Esporte, História e Meio Ambiente, o Projeto promoveu a realização de pesquisas e oficinas no ambiente escolar, onde os temas foram debatidos entre alunos e professores, buscando despertar no aluno o interesse pelo Turismo como uma alternativa para o seu futuro profissional. 

Depois de participarem de debates e pesquisas, os estudantes foram motivados a fazerem trabalhos individuais de redação, desenho e maquete – estes em grupo. Os melhores trabalhos foram expostos no Geribá Tennis Park, onde aconteceram as cerimônias de encerramento. Os alunos vencedores receberam prêmios e troféus.

No ano passado, além de atividades de entretenimento, como o jardim sensorial montado por professores da Creche Bárbara Wright, os alunos também participaram de diversas palestras sobre Turismo, como as do então secretário de Turismo de Resende, Antônio Leão, e de temas ligados à acessibilidade, terceira idade e empreendedorismo. Palestraram o artista plástico Marcelo Cunha, da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP); o médico Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade-Brasil; Elena del Barrio e Tom Kamber, do Projeto Cidade Amiga; a psicóloga Tânia Guerreiro, da Oficina da Memória; a psicóloga Ana Cristina Barbosa, do Projeto Iniciativas 50+,  e o professor Uérito de Oliveira, do Sebrae.

Inserido nas propostas de sustentabilidade, o Rotary Club de Búzios, um dos parceiros do Projeto DESTINO EDUCAÇÃO, lançou campanha para recolhimento de lacres de latinhas de alumínio, que são vendidos para a compra de novas cadeiras de rodas. Flávio Zárate Chabluk, então presidente do Rotary Búzios, lembrou que o Banco de Cadeiras de Rodas foi lançado durante a solenidade de encerramento do Projeto, em outubro do ano passado, no Geribá Tennis Park.

Jovens do Rotary em ação

Destaques na cobertura da cerimônia de encerramento do Projeto DESTINO EDUCAÇÃO 2016, o Rotaract e o Interact, grupos de jovens ligados ao Rotary Búzios, continuam empenhados em projetos que objetivam o desenvolvimento e apoio à sociedade local.

Reunindo jovens com idades entre 18 e 30 anos, o Rotaract concentra no Portal do Jovem informações sobre eventos culturais, esportivos e artísticos que estejam acontecendo em Búzios e despertem interesse nos visitantes e na juventude local. “É uma forma de sugerir roteiros de qualidade em um mesmo site, evitando que o internauta perca muito tempo navegando em busca de uma boa dica. Oferecemos também vagas de voluntário em diversos projetos sociais. ” – informa Felipe dos Santos, presidente do grupo.

Dirigido por Bruna Castillo, o Interact é formado por um grupo de adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, envolvidos há quase dois anos numa campanha de conscientização no trânsito chamada “Aymara Viveria”. Kalén Zárate Chabluk, integrante do Interact, explica que o projeto foi criado para evitar acidentes como o que matou a adolescente Aymara quando ela tinha apenas 16 anos. A jovem viajava no banco do carona sem cinto de segurança, num carro conduzido pelo namorado, que dirigia sem habilitação. “Atuamos em faixas de pedestre apresentando pequenas peças teatrais alertando para perigos que fazem parte do cotidiano do trânsito. Também produzimos um vídeo de três minutos que é projetado em diversos eventos, inclusive nos encontros de motociclistas em parceria com o Búzios Biker Fest, que este ano acontecerá nos dias 24 e 27 de agosto” - comentou Kalén.

O Interact também promoveu um concurso de redação sobre “Ética no Trânsito”, convidando mais de dois mil alunos de ensino médio da cidade, oferecendo ao primeiro colocado um notebook; ao segundo, um tablet e ao terceiro, um smartphone.

Atualmente Rotaract e Interact estão trabalhando em uma ação de coleta de roupas. Os pontos de coleta são as Universidades Veiga de Almeida e Estácio, em Cabo Firo; a Escola de Circo e o Colégio Paulo Freire, em Búzios. As roupas serão distribuídas em diversas entidades da cidade, junto com a Casa da Amizade, outra entidade filantrópica ligada a Rotary Búzios.

 

PROJETO DESTINO EDUCAÇÃO 2016

Patrocínio: Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Duas Barras; Rotary Club de Búzios, Hotel Ville La Plage, Hotel Pousada Luar de Búzios e Natural Papper.           

Colaboraram na realização do evento: Instituto Dominus de Educação, Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, Associação de Pintores Com a Boca e os Pés, ADECAF, Sebrae, Cruz Vermelha, Circuito das Artes Búzios, Artesãos de vários municípios, com apoio do Programa de Artesanato RJ, Setur-RJ, escultor Gilmário Santana, APAE Búzios e Creche Bárbara Wright.

Apoiaram: Pousada dos Tangarás, Pousada Calmaria, Pousada Bella Búzios, Restaurante Buzin,  Hotel Villa Rasa Marina, Hotel Atlântico Búzios, Hotel Armação dos Búzios Pousada Design, Rio-Búzios Beach Hotel, Porto Veleiro, Venturini, Tour Shop, Padaria Litoral, Profa Martha Franco, Prof. Gerhard Garz,, Babado da Folia, Martinho da Vila e Instituto Cultural Martinho da Vila.

Direção: Marta Queiroz (Revista DESTINOS SERRA & MAR) e Janice Kunrath (Geribá Tennis Park)

 

Baixe a versão PDF da edição digital e leia a revista completa.

Vá na Home e, no canto inferior esquerdo, no menu REVISTA, clique em SAIBA MAIS. Na tela seguinte, clique em BAIXAR, no botão logo abaixo da capa da Edição 20. Ou leia o conteúdo na íntegra, online, clicando em VERSÃO DIGITAL.

 

 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2