Serra e Mar

Notícias

PARLAMENTO JUVENIL da Alerj tem representantes de todos os municípios do Estado

DSM Redação / Colaboração: Simone Munay-Alerj - 20/08/2017

A 11ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que acontece neste ano, será muito mais representativa do que as anteriores. Estudantes de cerca de 1.200 escolas públicas estaduais foram às urnas, em junho, para eleger seus representantes.  Todos os 92 municípios do Estado tiveram candidatos eleitos, um fato inédito no Projeto. Na edição anterior, a cidade de Aperibé, no Noroeste Fluminense, não elegeu nenhum estudante.

Foram eleitos 97 deputados juvenis, um de cada município - exceto a capital, que conta com três representantes por conta das diversas Regionais Administrativas e Pedagógicas.  Os municípios de Duque de Caxias, Itaguaí e Valença, terão dois representantes porque tiveram os maiores números de inscrições. Destes jovens, 13 já foram eleitos anteriormente.

O projeto, criado pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem a finalidade de aproximar os jovens estudantes do parlamento fluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças. "O PJ oferece a oportunidade a cada ano de que mais jovens possam defender e debater seus ideais, além de constituir uma troca de experiência mútua", destacou Picciani.
Para o deputado Wanderson Nogueira (PSol), que coordena o projeto, ter representantes de todos os municípios foi muito expressivo. "Uma hora depois de encerrada a votação, os candidatos já sabiam, através da internet, se foram eleitos ou não. É um orgulho enorme ver o projeto alcançar todas as cidades do nosso Estado, dando provas de quanto está consolidado", destaca o coordenador. 

Perfil dos eleitos

Todos os estudantes eleitos cursam o 1º ou o 2º ano do ensino médio da rede pública estadual fluminense, com idades entre 14 e 17 anos. Se apenas 10 dos 70 parlamentares da Alerj são mulheres, o PJ possui uma representatividade muito mais significativa: 43 parlamentares juvenis são do sexo feminino, o que equivale a 42% do colegiado.

Odilon Codeço Fortunato Filho, 16 anos, foi eleito em Niterói, Região Metropolitana. Diz ter- se empenhado dia e noite até ser o mais votado e se tornar representante da cidade. Na vida estudantil, integra o Conselho Escolar e foi idealizador do grêmio do Colégio Baltazar Bernardino, em Santa Rosa, onde cursa o segundo ano do ensino médio.

"Nasci para trabalhar com política e o PJ foi um marco em minha vida. Gosto de ter contato com as comunidades, com outros estudantes e saber das necessidades deles. A minha meta será ampliar o diálogo e ouvir mais do que falar", afirmou.  Odilon começou a trabalhar aos 12 anos nas eleições municipais de 2012 e não parou mais, atuou de cabo eleitoral a coordenador de contabilidade da campanha.

Bancada feminina

Se as mulheres são minoria no plenário da Alerj, elas são quase a metade no Parlamento Juvenil.

"A desigualdade que vemos no parlamento não se reflete no PJ. O engajamento feminino é muito grande, principalmente no que se refere à participação das eleitas no projeto, ocupando os espaços de poder e articulação, como a presidência e a mesa diretora, entre outros cargos decisivos", disse Nogueira.

Uma das representantes da bancada feminina é a estudante Julia Barbosa, 16 anos, de Porto Real, região do Médio Paraíba. Ela é aluna do Colégio Estadual República Italiana e está no seu segundo mandato. "O PJ faz de forma construtiva com que as mulheres despertem e sejam mais atuantes. Adquiri conhecimento que levarei para toda a vida. Quero aprender mais. Vou me empenhar na união de forças para que as mulheres possam deixar a sua marca nesta edição", prometeu.

Conheça os parlamentares eleitos acessando: www.parlamento-juvenil.rj.gov.br/

 

Baixe a versão PDF da edição digital e leia a revista completa.

Vá na Home e, no canto inferior esquerdo, no menu REVISTA, clique em SAIBA MAIS. Na tela seguinte, clique em BAIXAR, no botão logo abaixo da capa da Edição 20. Ou leia o conteúdo na íntegra, online, clicando em VERSÃO DIGITAL.


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2