Serra e Mar

Notícias

Artesãos de Nilópolis recebem carteira nacional de identificação profissional

Setur-RJ - 23/10/2017

A Secretaria Municipal de Turismo de Nilópolis, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ), estará realizando ao longo desta segunda-feira, 23/10, a entrega das Carteiras dos Artesãos do Município.

O objetivo principal é mapear e identificar os artesãos, tendo em vista a prática de ações que visam o empreendedorismo. Com a carteira, os profissionais poderão usufruir de benefícios sem ter que pagar anuidades ou taxas de adesão. Além da identidade profissional, o documento dá oportunidade aos trabalhadores de participarem de feiras nacionais e internacionais.

Mais de quatrocentos artífices de outras cidades fluminenses receberam, semana passada, através do Programa de Artesanato Estadual, a Carteira Nacional do Artesão. Foram entregues 140 carteiras em Petrópolis; 127 em Barra do Piraí  e 197 em Armação dos Búzios.

Para Nilo Sergio Felix, secretário da pasta, o artesanato é, atualmente, grande gerador de receita que só tende a ganhar mais espaço, com o reconhecimento da atividade.

- O artesão é hoje um profissional que contribui para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Essa contribuição ganha ainda mais destaque quando é atrelada ao setor turístico. A maioria dos viajantes leva uma lembrança do lugar que visitou. Isso mostra claramente a interligação entre o artesanato e o turismo. E com a carteira, esse profissional ganha mais visibilidade e espaço no mercado, pois deixa de ser um trabalho informal, passando a ser reconhecido – destacou.

 O documento do Governo Federal é emitido após o registro do perfil deste profissional no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), com as informações obtidas no cadastramento. Nea Mariozz, subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora da ação, destaca que o Programa já inscreveu artistas de 38 cidades.

- Nós iremos atender a todas as 92 cidades do Estado. Estamos, no momento, entregando o documento a municípios que já receberam nossa equipe. Até o fim do ano, entregaremos mais de cinco mil carteiras – destacou Nea.

 A Setur trabalhará com uma agenda intensificada para entregar até o final do ano os documentos aos municípios já inscritos. Itaguaí, Duque de Caxias e Cabo Frio serão, nesta ordem, os próximos municípios a serem atendidos. 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2