Serra e Mar

Notícias

As soluções para o Brasil estão nas salas de aula

- 18/05/2018

A meta do Instituto Dominus é se transformar na principal referência em educação no Estado do Rio de Janeiro. Situado em Geribá, Armação dos Búzios, a metodologia desse colégio para conduzir seus alunos ao mercado de trabalho não é muito diferente daquela que o Brasil poderia usar para superar a crise em que está mergulhado.

A professora Vania Maria Gonçalves Azevedo, diretora do Dominus, é uma entre milhões de brasileiros que acreditam na Educação como solução para vencer os problemas que o país enfrenta. Afirma que as três ferramentas usadas em projetos destinados a incentivar estudantes a descobrirem o seu potencial são as mesmas que a nação precisa para recuperar a autoestima e abrir novos caminhos: criatividade, colaboração e otimismo.

Essa estratégia é baseada no Projeto Acredite, de autoria do design thinker André Bello, e sua filha, a aluna    Ana Helena, promovendo  atividades que motivem os estudantes a criarem iniciativas destinadas à melhoria da convivência na própria escola ou ajudem à sociedade. 

Ensinando com responsabilidade

Os alunos elegem um professor como orientador, trocam opiniões, definem o assunto a ser trabalhado e se organizam para executá-lo. Recentemente, uma turma escolheu como desafio embelezar a escola com elementos da natureza. Usando materiais recicláveis como madeira e embalagens pet, criaram jardins e suportes para vasos de plantas e flores, que adornam as paredes internas.

Outra turma lançou o olhar para mais distante, buscando melhorar o recreio dos alunos de uma escola pública. Para isso, arrecadaram brinquedos, livros e merenda para tornar mais agradável o lazer de crianças menos favorecidas. Uma terceira turma investiu na Páscoa dos alunos de outra escola pública, proporcionando momentos de alegria para os pequenos de uma escola municipal.

Na verdade, o projeto é um exercício de cidadania, fazendo com que o aluno puxe pela criatividade, colabore com os colegas na organização e execução das ações propostas e seja otimista, acreditando no sucesso da empreitada.

“Não basta formar alunos preparados para enfrentar os desafios do mercado. Além de se tornarem excelentes profissionais, devem ter a consciência da importância do trabalho em equipe e no êxito das ações, quando bem planejadas. Devem ser éticos e responsáveis. Em vez de quererem enriquecer na profissão, precisam enxergar como podem contribuir para o progresso da sociedade. E se, futuramente, ocuparem cargos públicos, devem ter consciência de sua responsabilidade para com a população”- ensina Tia Vaninha, como é carinhosamente chamada pelos alunos e professores do Dominus.

Preparando para a Vida

A história de realização do Dominus surgiu do sonho de Tia Vaninha em expandir o ensino de qualidade já existente em Cabo Frio, fundado desde 1960, por sua mãe e mentora,  a pedagoga Wanda Gonçalves. Junto com a diretora, existia uma equipe preparada e treinada para realizar um trabalho de referência em toda a região. O Instituto Dominus de Educação, em Búzios, nasceu em 5 de janeiro de 2008.

Da excelência no ensino, e do sucesso adquirido, crescia a Escola e com ela o ideal de uma educadora em preparar seus alunos para a vida. Passando o período de concretização e solidez, o Instituto hoje é referência em Educação para a vida e conta com uma equipe qualificada para aplicar um conteúdo inovador e construtivo, sem deixar de lado os parâmetros exigidos pela nossa sociedade.

Leia a matéria completa na edição impressa
 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2