Serra e Mar

Notícias

Pintores com a boca e os pés retratam missão de fuzileiros navais no Haiti

DSM - Redação - 16/05/2019

Vai até o dia 23 de junho a exposição “Corpo de Fuzileiros Navais, Inclusão e Arte”, instalada no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, situado no Parque da Cidade, na Gávea. O museu funciona de terça a domingo e a entrada é gratuita. A exposição faz parte das comemorações dos 85 anos do Museu, celebrados em junho.

A mostra é composta por 27 telas produzidas por integrantes da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP), apresentando imagens da atuação dos militares brasileiros durante uma missão de paz no Haiti.

DESBRAVADORES - Entre as diversas instituições que vem apoiando a exposição, resultante de uma parceria entre a APBP e o Corpo de Fuzileiros Navais, o Clube dos Desbravadores do Rio de Janeiro, que pertence à Igreja Adventista, tem levado seus jovens associados para ver de perto as telas criadas pelos pintores. Um deles é Marcelo Cunha, 49 anos , que, antes de sofrer o acidente que o deixou tetraplégico, fazia parte do Clube e, coincidentemente, fez uma visita ao museu, há 29 anos.

- Retornar ao Museu representa uma nova fase da minha vida, uma fase de superação constante, imposta pelos obstáculos impostos pela vida – comentou Marcelo. O pintor, que é formado em desenho publicitário, escolheu retratar na tela uma militar ajudando uma criança.

Encarregado pela área de museus do Corpo de Fuzeileiros Navais, o capitão de corveta Ubaldino José Rego destaca que a exposição contempla o tema que os fuzileiros vêm trabalhando este ano em seus eventos: “inclusão e arte”.

Heloísa Helena Queiroz, gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, ressalta que a exposição da APBP antecipa trabalhos sobre acessibilidade que serão intensificados no próximo ano, quando o Rio de Janeiro sediará o Congresso Mundial de Arquitetura. Em função do evento, os Museus da Cidade trabalharão com afinco a questão da acessibilidade.

 

SERVIÇO

Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro - Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea.

Data: Até 23 de junho (terça a domingo)

Horário: 10h às 17h

 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2