Serra e Mar

Notícias

Salão Estadual volta a erguer a bandeira do turismo fluminense

Marta Queiroz, da Redação - 23/08/2019

Com a participação de 74 municípios do interior fluminense ocupando estandes montados numa área de 3.500 m2, no Armazém 2 do Píer Mauá, na Zona Portuária, começou nesta quinta-feira, 22/8, o Salão Estadual do Turismo, promovendo o turismo e o artesanato. Paralelamente ao Salão está acontecendo o Rio Gastronomia 2019.  O evento é aberto ao público e vai até domingo, dia 25.

Logo após a cerimônia de abertura, o secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, afirmou que o Salão Estadual reposiciona o turismo fluminense no cenário nacional:

- As cidades do interior estão aqui mostrando suas potencialidades: turismo, artesanato, turismo rural, agricultura familiar, ecoturismo, enfim, as diversas opções que o nosso interior oferece. O turismo deve se encarado como uma das principais frentes da economia do Estado.

Thomas Weber, presidente da TurisRio, destacou que o Salão já não era realizado há seis anos e que a sua instalação deve-se a um esforço da Setur-RJ em parceria com a Fecomércio e o Senac:

- Tudo foi feito em apenas quatro meses, desde o planejamento à execução. E pelo público aqui presente já podemos considerar que seja um êxito – frisou, destacando que a Secretaria pretende repetir o evento anualmente, com a possibilidade de retornar ao interior, como acontecia anteriormente.

Saulo Romay, coordenador do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro, informou que os artesãos ocupavam três espaços no Píer: um de comercialização, com a participação de artistas de 50 municípios; outro de exposição e oficinas, reunindo também trabalhos das comunidades indígena e quilombola, e de pessoas com deficiência. O terceiro espaço reúne 12 tótens, mostrando os diversos tipos de  artesanato das  regiões turísticas do Estado.  

 

A alegria do interior

Artesãos e técnicos de turismo voltaram a trocar informações e experiências com a volta do Salão. Uma das mais felizes com esta possibilidade era a representante de Vassouras, a turismóloga Andréa Pitt. Ela organizou algumas oficinas de artesanato, como a de confecção de turbantes. Ressaltou que o município também trouxe atrações musicais e conta um pouco de sua história, lembrando o tempo dos barões do café.

Duas representantes de Armação dos Búzios, Luciana Passos, do Projeto Bonecas Negras, e Maisa Vilarinho, da secretaria municipal de Cultura, destacaram a oportunidade de Búzios apresentar o trabalho de seus artistas e convidar o grande público para visitar as belezas de um dos mais belos destinos do País, para também conhecer a arte e a gastronomia da cidade.

 

SERVIÇO

Salão Estadual de Turismo e Rio Gastronomia 2019

Píer Mauá – Armazém 2 – Zona Portuária

Sexta, 23/8, das 14 h às 22 h;

Sábado, 24/8, das 14 h às 22 h;

Domingo, 25/8, das 12 h às 20 h.

A entrada é gratuita.

 

 


« Voltar

 

 

Compartilhar

Mídias Sociais

facebook.com/destinoserraemar
@destinoserramar
Destinos Serra & Mar

Publicidade



Novidades




Sobre a revista | Publicidade | Distribuição | Nossos Parceiros | Fale conosco
© ÍRIS EDITORA - Proibida a transcrição das matérias, no todo ou em parte, sem prévia autorização.
FW2